quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ensaios da Cegueira


Um homem parado no sinal vermelho. O sinal abre e ele continua ali parado, estático. A buzinação se inicia. É o ponto de partida para perceber que não enxergava mais nada. A priori pensa que é engano , mas aos poucos percebe o pavor . A ausência de cor toma conta de tudo. Tudo passa ser branco. Mostrando que independente da cor ,o pavor é o mesmo.O homem grita, pede ajuda. Mas ninguém entende , a situação é surreal.
A cada contato, a cegueira se alastra. É uma epidemia. Os infectados são isolados do resto da população , criando assim um mundo dos cegos.
É constituída uma sociedade de cegos com todas as suas dificuldades,seus problemas , carências. Neste ambiente uns tentam prevalecer sobre outros através da força e do medo. Com o tempo formam-se dois grupos: os exploradores que se organizam de imediato e os explorados que demoram a perceber a necessidade de trabalhar em conjunto. Dentre os explorados , existe alguém que não foi infectado , e este fará a grande diferença para saírem daquela situação.Da mesma forma que chegou, a epidemia vai embora.
Saramago mostra quanto o ser humano é frágil, pois diante de uma falta de capacidade todo tipo de sentimento vem à tona. Neste enredo, as personagens não tem nomes, o que aparece são os sentimentos, as ações. Estas atitudes são as identidade delas que agem por puro extinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário